segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Luzes no fim do túnel

Em ano eleitoral, muito se fala em projetos executados durante os mandatos. Mas, devemos comentar e dimensionar aqueles que verdadeiramente farão e fazem a diferença, como os cursos de capactação que a Câmara Municipal de Tapira, há 400 km de Belo Horizonte, oferecem à comunidade juntamente com a Prefeitura. A parceria serviu para aprimorar os conhecimentos dos alunos participantes que estiveram motivados e seguindo as aulas em peso, auxiliando assim no aumento de rendas.
Tapira tem pouco mais de 3.700 habitantes, grande parte moradores na zona rural, sobrando alguns poucos mais de 1.500 morando na zona urbana. Desses, em torno de 80 pessoas participaram dos cursos de capacitação.
Para alguns desses alunos, os cursos já estão dando frutos, como é o caso de dona Sebastiana Reis Araújo Ferreira de 46 anos. Ela fez cursos de ovos de Páscoa, de bombons e de salgadinhos. Muito animada ela diz: “Achei uma maravilha! Todas as minhas amigas pedem para eu fazer bombons e salgadinhos em suas festas de aniversário. Só não faço mais por falta de tempo!”
Com o dinheiro que ganha na venda de salgadinhos ajuda nos gastos da casa comprando alimentos e remédios para o pai que ela cuida. Além é claro, fazer quitutes para mimar os netos!
Tendo como meta sempre melhorar, seu desejo é fazer cada vez mais cursos como esses. Aguarda ansiosa pelos cursos de panetone e sabonete. “Nunca imaginei fazer ovos de Páscoa. Um ovo na loja custa R$ 20,00 e com R$ 10,00 faço um baita ovo!” comenta satisfeita.
A micro-empresária Maria Geralda Sousa Silva também de 46 anos e proprietária de padaria, fez os cursos de bombons, salgados e de qualidade de atendimento. Com os cursos, aprimora cada vez mais tanto suas receitas quanto com a qualidade que atualmente atende seus fregueses.
Para ela o saber não ocupa lugar e para quem quiser aprender há mercado de trabalho. Todo o aprendizado do curso passa para seus funcionários onde percebe serem também melhores profissionais, além de terem maior competência para atender os clientes da padaria.
Maria considera que a junção do que sabia com o que aprendeu nos cursos oferecidos, ter chegado ao ponto certo. Hoje ela diz: “Tudo que faz, sai! Tudo que eu faço vende graças a Deus. Só tenho a agradecer! Estou muito feliz!”. E termina dizendo como dona Sebastiana: “não faço mais porque o tempo é pouco!”
Atitudes como essas, fazem bem não somente aos moradores de cidades como Tapira, mas, principalmente à democracia que ganha benefícios e glórias que muitas vezes não condizem com a realidade da política brasileira.
Foi muito bonito presenciar e colher depoimentos de pessoas que mostraram satisfação e alegria em falar de suas novas conquistas e das expectativas de um futuro melhor. Bonito também é pensar que nem tão ruim estão as coisas por ai. Por mais que esses exemplos são de poderes municipais, e estamos nos preparando para mudar os representantes estaduais e federais através do voto, servem-nos de esperança para que em 3 de outubro, na urna digitemos números de pessoas que tenham capacidade para nos reperesentar. Pessoas essas que em seus currículos, carreguem bagagens de homens e mulheres dignos de respeito e confiança.

Nenhum comentário: