terça-feira, 24 de setembro de 2013

Expocigra – feira multissetorial do Vale do Rio Grande apresenta fomento industrial e conquista uberabenses

A Expocigra – 1ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande abriu para a cidade de Uberaba a portas das indústrias locais. Realizada pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande – Cigra, a feira traz a público a imensa produção industrial municipal e regional, focando não somente a apresentação, mas acima de tudo, levando a importância do setor para a economia de toda a região do vale, como gerador de renda e emprego.

Durante todos os dias o que se pode ver foi uma imensa integração entre empresários e visitantes. Aberta na quarta-feira, 18 de setembro, a Expocigra já começou mostrando que seria um sucesso. Autoridades e empresários da cidade puderam conhecer e apresentar os produtos industrializados de Uberaba e região. A solenidade de abertura foi feita com o presidente do Cigra, Marcelo Zaidan que comentou a importância da feira como mostra da indústria da cidade e marco, visto a nova fase da indústria regional.

Importantes representantes da cidade no Estado estiveram presentes, como o Secretário de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues representando o governador de Minas, Antonio Anastasia. O secretário exaltou a importância da Expocigra através do papel de recuperar a imagem das indústrias da cidade e apresenta-las ao público local. O secretário também comentou a importância da chegada da fábrica de turbina a gás, onde Uberaba fará parte do projeto do governo estadual. Ilustrando o projeto, no estande da secretaria esteve exposto durante toda a feira, o protótipo de um avião. O avião-projeto, conhecido como Tupã em homenagem a cidade em que foi construído, Tupaciguara, está bem adiantado, transformando em um futuro próximo a cidade em sede do aeródromo no Estado para testes de aeronaves.

O segundo dia da Expocigra marcou a importância da inovação como ferramenta para o setor industrial. Paralelo ao evento e através da parceria com o Sistema Mineiro de Inovação – Simi, o 3º Siminove – Seminário de Inovação e Empreendorismo trouxe profissionais de diversos setores econômicos e industriais, contemplando temas como inovação como oportunidade para novos mercados; investimentos em inovação; inovação aberta; competitividade; modelo de negócio inovador; e empreendorismo.

Destaque para a palestra magna ministrada pelo Coronel Marco Antonio Sala “Turbina a Gás – um projeto para Uberaba”, que trouxe a importância da instalação da empresa como salto não somente para a economia da cidade, como do Triângulo Mineiro e de Minas Gerais. O palestrante comentou que pesquisa, desenvolvimento e produção de turbina a gás possuem efeito de arrasto tecnológico, tornando a indústria brasileira mais competitiva globalmente.

Trezentas pessoas participaram, entre empresários, empreendedores, pesquisadores e estudantes universitários e de ensino técnico, buscando novas ideias e conhecimentos. Através da realização do 3º Siminove, a Expocigra traz sua maior responsabilidade: a de ser elo entre o empresário local e as novas tecnologias.

Em sumo a Expocigra marcou definitivamente seu espaço no calendário local. Já em sua primeira edição, a feira conseguiu mostrar a importância do setor e mais: levou aos visitantes a tradução do crescimento que Uberaba passará em alguns anos, alertando não só o empresariado, mas a cidade como um todo.

Houve ainda espaço para a cultura local com a apresentação de músicos de renome durante todos os dias de feira, com o intuito de comemorar a realização de negócios. No sábado, dia 21/09, a Expocigra apresentou desfile organizado pelo Sindicato do Vestuário de Uberaba – Sindivestu, levando ao conhecimento a qualidade das empresas locais.

Milhares de visitantes estiveram presentes, buscando conhecimentos, informações além de aproveitarem a oportunidade e fazerem bons negócios. “Lançamos a semente. O que o Cigra na sua atual gestão pretende é que essa não seja a única, mas sim a primeira de muitas Expocigra”, finaliza o presidente Marcelo Zaidan. 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ah quem dera...

Quem dera se meus medos fossem o da noite fria, escura e calada.
Quem dera se meus medos fossem da visita inesperada do lobo faminto ou do encontro com o gado selvagem.
Quem dera se meus medos fossem apenas o da tempestade, com seus raios relâmpagos e trovões.
Quem dera se meus medos fossem apenas de encontrar pelo caminho cobras peçonhentas e que para driblá-las, precisasse aquietar e racionalizar como fazer.
Quem dera se meus medos fossem ainda o do súbito em acordar de um pesadelo horrendo... 
Ou ainda que se resumissem somente no medo do inverno rigoroso, que gera a seca e a fome de tantos...
Quem dera se todo dia, minha única fraqueza fosse a de levantar de um sono tranqüilo.
Quem dera se a solidão não fosse vista como um fantasma... E que o amor pudesse ser maior que todos os medos.
Quem dera se a minha sabedoria oculta, pudesse fazer de mim, coragem. E que fosse forte pra espantar todos os medos, e deixasse apenas a noite fria, escura e calada, o lobo faminto, o gado selvagem, a tempestade, as cobras, os pesadelos e o inverno rigoroso... deixando assim apenas a paz necessária para me abastecer.