sábado, 25 de setembro de 2010

Dia do Campo Limpo: preservação do meio ambiente rural

 Em todo o país, profissionais ligados ao meio ambiente juntaram suas idéias e informações para levar conhecimento ao homem do campo. No dia 18 de agosto, Dia Nacional do Campo Limpo, foram discutidas e apresentadas as alternativas de combate no descarte das embalagens de defensivos agrícolas.
Em comemoração ao dia, a Syngenta representada pela engenheira agrônoma Jacqqueline Teixeira com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tapira, do Degraf (Instituto Academia de Desenvolvimento Social) e da Agrocerrado, esteve na Comunidade Alto da Serra em Tapira, para ministrar palestra sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas e descarte de utensílios.
Moradores de propriedades rurais daquela região foram convidados através do líder da comunidade, a participarem da palestra que informava a necessidade do descarte das embalagens vazias, de acordo com a legislação. O não cumprimento penaliza o produtor à pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa, de acordo com a Lei nº 7.802/1989, alteração nº 9.974/2000 e decreto nº 4.074/2002.
De acordo com a lei, as embalagens devem passar pela tríplice lavagem com água, e devolvidas nos locais licenciados e indicados na nota fiscal, em até 1 ano da data de compra. Os comprovantes de devolução devem ser guardados afim de serem apresentados à fiscalização.
Durante a palestra ainda foi frisado a necessidade do uso das EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), onde apenas 7% dos produtores brasileiros utilizam dessa ferramenta para se auto-protegerem durante a aplicação de agrotóxicos. Ou seja, 93% desses homens e mulheres estão se intoxicando diariamente podendo desenvolver doenças como o câncer.

Para a palestrante Jacqueline Teixeira, ainda há muitos produtores que utilizam dessas embalagens nocivas à saúde para o armazenamento de alimentos. “Se cada um fizer a sua parte, desenvolvendo a sustentabilidade, o meio ambiente e as crianças terão muito mais segurança e vida saudável no futuro.”
No final da apresentação abriu-se momento para debate. O líder comunitário Sr. Hélio Renê Borges, disse que a ação foi muito importante para que a comunidade em geral pudesse ter acesso à informações onde muitas vezes não têm oportunidade de participarem devido ao dia a dia na lida da roça, acreditando ainda que outras palestras devem ser feitas.
Para o produtor rural Sr. Natal Ribeiro Carvalho, valeu muito a pena, pois acredita que muitas vezes desenvolvem esses procedimentos de forma errada devido a falta de orientação, agradecendo entusiasmado a engenheira agrônoma.
O evento terminou com moradores e produtores em confraternização, muita prosa, queijo mineiro, pipoca e café, além da famosa cachaça para degustação na noite fria da Comunidade Alto da Serra.

O Dia Nacional do Campo Limpo é uma iniciativa do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e de associados – fabricantes e comerciantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor. Nesse dia 18 de agosto foi comemorado a sexta edição do evento.